fbpx
Home / Política do DF / Quadras comerciais da Asa Norte passam por desratização

Quadras comerciais da Asa Norte passam por desratização

Quadras comerciais da Asa Norte passam por desratização

Equipes da Vigilância Ambiental em Saúde (Dival), vinculada à Secretaria de Saúde, em parceria com a Administração do Plano Piloto, realizaram na manhã desta terça-feira (23), ações de desratização nas quadras comerciais da 702/703 e 716, na Asa Norte.

Durante a operação, foi colocado raticida em bocas de lobo e em tocas já mapeadas anteriormente pelas equipes. O objetivo é controlar a população de roedores que transmite, por meio da urina, a leptospirose, além de outras doenças. O mutirão também foi integrado com o trabalho de combate à dengue.

Além de aplicar veneno específico para os roedores, a operação tem o objetivo de conscientizar a população com respeito ao descarte de alimentos | Foto: Divulgação/Administração Regional do Plano Piloto

Conforme a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental da Asa Norte, Ozenilde Noronha, equipes estão nas quadras monitorando e orientando moradores e comerciantes. “Nossas equipes estão seguindo um cronograma para atender as demandas. Antes de cada operação, vamos ao local e mapeamos e identificamos possíveis focos e depois aplicamos o raticida, assim temos uma maior efetividade nas ações”, explica.

Ozenilde também ressalta que quando identificadas as tocas, os agentes fazem a colocação de raticidas, de forma adequada para não oferecer riscos à saúde humana, principalmente crianças, ou para animais. Para isso, a operação é realizada com dois tipos de raticidas: um para ambiente seco, colocado nas tocas; e outro para ambientes úmidos, como bueiros.

O administrador do Plano Piloto, Bruno Olímpio, reforça as orientações quanto ao descarte irregular de lixo e resto de alimentos: “Solicitamos que a comunidade e comerciantes colaborem e descartem de forma correta o lixo. O resto de alimentos acondicionados em ruas contribui muito para o aumento de roedores e insetos, principalmente nas áreas comerciais”.

*Com informações da Administração do Plano Piloto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *