fbpx
Home / Política do DF / Workshop destaca importância da diálise peritoneal no tratamento da insuficiência renal

Workshop destaca importância da diálise peritoneal no tratamento da insuficiência renal

Workshop destaca importância da diálise peritoneal no tratamento da insuficiência renal

O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) recebeu, nessa quarta-feira (3), o 2° Workshop de Diálise Peritoneal. Com uma agenda abrangente e palestrantes renomados, o evento teve como objetivo principal aumentar a conscientização sobre a diálise peritoneal (DP) como uma opção viável e eficaz para o tratamento da insuficiência renal.

O 2° Workshop de Diálise Peritoneal levou para o HBDF palestras sobre a diálise peritoneal (DP), uma opção viável e eficaz para o tratamento da insuficiência renal | Foto: Divulgação/ IgesDF

A programação contou com apresentações sobre abordagem para Terapia Renal Substitutiva (TRS) com diálise peritoneal e sobre a importância dessa modalidade terapêutica. As palestras também abordaram as técnicas de implante de catéter e o monitoramento da DP.

Além das apresentações, o workshop foi um espaço para a troca de experiências entre os profissionais de saúde. Foram discutidos casos clínicos, desafios enfrentados e soluções práticas, contribuindo para a formação e atualização contínua dos profissionais presentes.

O HBDF foi destacado como um centro de referência em Terapia Renal Substitutiva. Este reconhecimento sublinha a importância do hospital na ampliação da capacidade de atendimento à população, oferecendo uma alternativa que pode impactar significativamente a vida dos pacientes. Com capacidade para mais de 150 vagas abertas para diálise peritoneal, o hospital se compromete em proporcionar qualidade de vida aos pacientes, oferecendo-lhes o poder de escolha sobre sua terapia.

“A hemodiálise nunca vai dar conta de tudo. A diálise peritoneal é vital, mais integrativa e sistêmica”, afirmou Cristhiane Gico, nefrologista do HBDF. Ela elogiou o empenho dos residentes e a expansão do programa, que atualmente atende 110 pacientes.

Os participantes do workshop receberam certificação, reforçando a importância da formação continuada na área de nefrologia.

*Com informações da IgesDF

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *