fbpx
Home / Política do DF / Relatório faz diagnóstico da força de trabalho da Secretaria de Obras do GDF

Relatório faz diagnóstico da força de trabalho da Secretaria de Obras do GDF

Relatório faz diagnóstico da força de trabalho da Secretaria de Obras do GDF

A Secretaria de Economia (Seec), por meio da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), apresentou, nesta segunda-feira (10), à Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF) o relatório do Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT). O documento avalia tecnicamente as necessidades de pessoal da instituição, considerando diversos fatores como volume de trabalho, carga horária, atividades desenvolvidas, perfil profissional dos servidores, metas organizacionais e produtividade.

“Receber esse estudo é muito importante. É um instrumento valioso para a Secretaria de Obras, para o GDF e também para o servidor, pois retrata a realidade do órgão de maneira clara e atualizada”, destacou o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro | Foto: Divulgação/Seec

O trabalho faz parte de uma iniciativa que norteia a gestão de pessoas em órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), conforme dispõe o Decreto Nº 43.291, de 9 de maio de 2022. A metodologia já foi aplicada na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), no Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev) e no Arquivo Público do DF.

“Entregamos para a secretaria um estudo de toda a mão de obra, apontando os locais em que o aproveitamento dos recursos humanos pode ser melhorado”, explica o secretário executivo de Gestão Administrativa, Ângelo Roncalli. Ele afirma que o DFT é um instrumento de planejamento. “Quando o órgão pensa em fazer um concurso, por exemplo, precisamos ter um embasamento para suprir a vacância e necessidade de cada área do órgão. Precisamos ter cuidado na hora de decidir, porque o servidor vai ficar no órgão público por muitos anos. É preciso saber onde alocar essas pessoas corretamente”.

O secretário de Obras, Valter Casimiro, comemorou o recebimento do relatório. “Receber esse estudo é muito importante. É um instrumento valioso para a Secretaria de Obras, para o GDF e também para o servidor, pois retrata a realidade do órgão de maneira clara e atualizada, com dados e informações relativos aos processos de trabalho, à qualificação dos servidores e à disponibilidade de pessoas de forma sistematizada”.

Para a responsável pela Diretoria de Dimensionamento da Força de Trabalho da Seec, Mirian Beneton Valim, a adoção do levantamento ajuda também na definição das competências que serão exigidas, assim como reflete positivamente nos custos do Estado. “O dimensionamento da força de trabalho no serviço público é ferramenta essencial para a excelência dos serviços ofertados à população. O novo manual busca, ainda, otimizar e valorizar o trabalho do servidor por meio da gestão participativa e humanizada”.

*Com informações da Seec

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *