fbpx
Home / Política do DF / Nova portaria institui Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde

Nova portaria institui Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde

Nova portaria institui Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde

A Portaria nº 163 de 24 de abril de 2024, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de quinta-feira (25), institui o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-DF), no âmbito do Distrito Federal. O documento define as competências e o funcionamento do novo espaço.

O Cievs visa desenvolver ações estratégicas para detecção, verificação, monitoramento e aperfeiçoamento de respostas às emergências de saúde pública | Foto: Jhonatan Cantarelle/ Agência Saúde-DF

Apesar de ter sido criado em 2007 como Núcleo de Respostas Rápidas, o serviço não existia formalmente na estrutura administrativa da Secretaria de Saúde (SES-DF). Agora, com a publicação, o Cievs se consolida como serviço de inteligência epidemiológica, informação e ação em saúde pública. “O intuito é evitar ou mitigar o surgimento de eventos que coloquem em risco a população”, explica a gerente do centro, Priscilleyne Ouverney Reis.

Competências

Os Cievs’s compõem a Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, que identificam emergências por meio de notificações via telefone e email.

Conforme a portaria, estão entre as competências do centro desenvolver ações estratégicas para detecção, verificação, monitoramento e aperfeiçoamento de respostas às emergências de saúde pública no âmbito do DF. Para tanto, o centro articula com as áreas técnicas recebimento de notificações e orientações para profissionais de saúde quanto às condutas relativas às doenças, agravos e eventos.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *