fbpx
Home / Política do DF / Dia da Mulher da Defensoria Pública realiza mais de 2,8 mil atendimentos

Dia da Mulher da Defensoria Pública realiza mais de 2,8 mil atendimentos

Dia da Mulher da Defensoria Pública realiza mais de 2,8 mil atendimentos

A 11ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizou 2.832 atendimentos nesta segunda-feira (1º). A iniciativa ocorre na primeira segunda-feira de cada mês. Caso seja feriado, o evento é realizado no primeiro dia útil subsequente. Nas 11 edições do evento, realizadas desde maio de 2023, o Dia da Mulher realizou 10.361 atendimentos. A cada mês, novas parcerias são firmadas com o objetivo de ofertar mais serviços exclusivos para mulheres em situação de risco devido a fatores sociais, econômicos e culturais.

Nas 11 edições do Dia da Mulher, realizadas desde maio de 2023, o Dia da Mulher realizou 10.361 atendimentos | Fotos: Lucas Felipe/DPDF

A ação ofertou atividades educativas de autocuidado, como a prática de esportes, atividade física, alimentação e música, além de avaliação bucal e encaminhamento para atendimentos. Os serviços foram prestados pelo Instituto Aria. Outra novidade do evento foi a realização de avaliação fisioterapêutica, terapia manual, liberação miofascial e massagem relaxante, ofertadas pela Faculdade Anhanguera. O Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher da Polícia Civil do DF também participou da ação e realizou atendimento psicológico para vítimas de violência doméstica, além de orientação e sessão de terapia.

“Tenho 63 anos e nunca tive tempo para cuidar de mim. Estou muito feliz e quero voltar sempre”

Francisca do Carmo, aposentada

Para a subdefensora pública-geral Emmanuela Saboya, as novas parcerias são fundamentais para ampliar o alcance e a eficácia da iniciativa. “A ampliação da rede de apoio possibilita o acesso a recursos adicionais, expertise diversificada e alcance mais abrangente para atender às necessidades específicas das mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo uma abordagem colaborativa e integrada, essencial para enfrentar os desafios complexos que essas mulheres enfrentam”, defendeu.‌

Luciana Silva, de 54 anos, procurou o atendimento odontológico e foi atendida pela equipe do Instituto Aria. A moradora de Samambaia fez a avaliação, recebeu orientações sobre saúde bucal e autocuidado. “O atendimento foi ótimo. É uma oportunidade para que as mulheres resolvam várias pendências no mesmo dia”, comemorou.

A aposentada Francisca do Carmo procurou o atendimento do Dia da Mulher pela primeira vez e teve a oportunidade de fazer uma massagem relaxante. “Tenho 63 anos e nunca tive tempo para cuidar de mim. Sempre cuido dos meus filhos e netos, e hoje recebi atendimento e atenção da equipe da faculdade Anhanguera. Estou muito feliz e quero voltar sempre”, contou.

Serviços gratuitos 

Essa edição do Dia da Mulher contou com parcerias inéditas, o que proporcionou maior rede de apoio | Foto: Divulgação/ DPDF

O Dia da Mulher ofertou, ainda, atendimentos de mediação, orientação jurídica, Iniciais de Família e de Fazenda Pública, acompanhamento processual, exames de DNA e atendimento psicossocial. A ação ofereceu também vagas de estágio de ensino médio, técnico e superior, além de vagas para jovem aprendiz ao público de 14 a 24 anos, disponibilizadas pelo Instituto da Fecomércio-DF.

A Secretaria da Mulher do DF entregou kits e panfletos informativos, além da prestação de orientações a mulheres vítimas de violência. A ação contou também com a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica contra a mulher, ofertados pelo Núcleo Judiciário da Mulher do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), que disponibilizou atendimentos psicossociais de orientação e de sensibilização.

Mulheres em situação de vulnerabilidade social participantes do projeto contaram ainda com mamografias, exames citopatológicos, distribuição de vouchers para a inserção de DIU, odontologia, consultas com uma médica da família e com profissionais de enfermagem, realizados pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).

A ação também contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que realizou cadastros no Programa Senac Cursos de Gratuidade (PSG). O Senac também levou a Carreta da Beleza, que ofertou serviços voltados à autoestima da mulher, como cortes de cabelos, tranças e depilação de face e buço, todos no período matutino.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF ofertou vagas de empregos e atendimentos ao empregador, como CTPS Digital, seguro-desemprego, orientação profissional, Cesta do Trabalhador, inscrições e orientações para diversos cursos de qualificação profissional e de orientações sobre o programa Prospera, de microcrédito.

A Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF realizou o Cadastro da Pessoa com Deficiência, a Carteira de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, orientações sobre passe livre especial e sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC). A Codhab realizou atendimentos referentes à regularização e à inscrição em programas habitacionais. A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, por meio da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav), prestou apoio psicossocial às vítimas de violência e seus familiares.

A Fiocruz disponibilizou exames de autocoleta de prevenção do câncer do colo do útero para as mulheres de 30 a 49 anos. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Móvel, da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF, ofertou a prestação de serviços socioassistenciais, com a disponibilização de 100 senhas. A Caesb distribuiu água potável ao longo do evento.

*Com informações da DPDF

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *