fbpx
Home / Política Nacional / Balenciaga: museus expõem moda e arte retratadas na nova série

Balenciaga: museus expõem moda e arte retratadas na nova série

A série Cristóbal Balenciaga será lançada nesta sexta-feira (19/1). Antes da estreia oficial, a coluna teve acesso a episódios da produção da Disney+. Focado na carreira do fundador da grife, o conteúdo detalha a trajetória da marca que atualmente mantém relevância no segmento da alta-costura. As cenas mostram o destaque do espanhol ao tratar as coleções como obras de arte, visão compartilhada até hoje por museus em todo o mundo que têm peças da maison como parte de exibições.

Vem saber mais!

Exposição Balenciaga: Shaping Fashion, de 2017, no Museu Victoria & Albert, em Londres (Inglaterra)

 

Os primeiros episódios da série, exclusiva do streaming Star +, focam no início da marca Balenciaga em Paris, na Franla, onde Cristóbal se empenhava em cativar a alta sociedade francesa. A recepção, porém, era fria, e o espanhol visto como “um ótimo copiador”. 

A virada de chave veio quando o estilista definiu como referência a arte espanhola dos séculos anteriores. Os visuais exuberantes, volumosos e com grandes silhuetas representados em movimentos artísticos, como o Renascimento, foram adaptados para o século 20 e deram início à personalidade que a Balenciaga viria a construir.

A conexão da grife com a arte visual já foi tema de várias exposições pelo mundo, como no Museu Thyssen-Bornemisza, em Madri, na Espanha. Chamada de Balenciaga e Pintura Espanhola, a mostra exibiu quadros exclusivos de coleções e museus do país, acompanhados de importantes criações fashion de Cristóbal.

Mostra Balenciaga e Pintura Espanhola, de 2019

 

Vestido da maison e uma inspiração: pinturas da corte espanhola

 

Período Renascentista mudou a forma de Cristóbal desenhar as coleções

 

Museu Cristóbal Balenciaga

Localizado no município espanhol de Getaria, terra natal do estilista, o Museu Cristóbal Balenciaga é um destino para os admiradores da grife colocarem na lista. O museu abriga uma extensa coleção de peças que marcaram a trajetória do designer e a história da moda como um todo.

No museu, a influência da etiqueta é demonstrada não só pelo acervo das roupas, mas também com documentos, fotografias e acessórios. A experiência mostra, com o passar do tempo, as inovações de Cristóbal e as vezes em que ele desafiou as normas da moda, construindo um império que segue como um dos mais reconhecíveis pelas características únicas — resultado das inovações do estilista. 

Vestido em exposição no museu construído em homenagem a Cristóbal Balenciaga

 

Detalhes do trabalho do designer espanhol

 

Cristóbal mudou a ideia de silhuetas na moda

 

O acervo está localizado na cidade natal do estilista

 

Vestidos expostos

 

Amantes da moda podem conhecer mais sobre a grife no museu

 

Cristóbal em 1927

 

Produzida pela Disney+, a série Cristóbal Balenciaga estreia em 19 de janeiro

 

A série Cristóbal Balenciaga é composta por seis episódios, que serão lançados semanalmente, a partir desta sexta-feira (19/1), com exclusividade no Star+. O estilista espanhol é interpretado por Alberto San Juan. No elenco, Anouk Grinberg faz o papel da amiga e rival Coco Chanel.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *