O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), lamentou, nesta quarta-feira (17/1), a morte de um homem devido ao temporal que atingiu o município de Cachoeirinha. Leite também alertou para a chance de mais chuvas intensas no estado.
As chuvas intensas no Rio Grande do Sul entre terça-feira (16/1) e quarta deixaram, até a publicação desta reportagem, um morto e 10 feridos. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima estava debaixo da marquise de um supermercado, quando a estrutura cedeu e caiu sobre ela.
Temporal alaga ruas (1)
Reprodução/Redes Sociais
Temporal Estragos RS (1)
Reprodução/Redes Sociais
Estragos Grande Porto Alegre (1)
Reprodução/Redes Sociais
0
Começamos o dia com o rescaldo dos estragos provocados pelos temporais da noite passada. Infelizmente, uma pessoa perdeu a vida durante esse episódio, em Cachoeirinha. Nossa solidariedade a familiares e amigos da vítima. pic.twitter.com/coKWRtrysX
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) January 17, 2024
O governador ainda reforçou que o estado está em situação e alerta para temporais na Grande Porto Alegre, Vale do Caí, Campos de Cima da Serra e Litoral. Hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o alerta de “grande perigo” e “perigo” para chuvas intensas no RS.
“Existe a possibilidade de, no final dessa quarta-feira, termos uma repetição dos episódios da noite passada nessa região”, alertou Leite.
Até o momento, 25 cidades gaúchas registraram estragos. Dentre os principais danos estão quedas de árvores, postes e interrupção de vias. Ainda segundo Eduardo Leite, da noite de terça (16/1) a manhã desta quarta ocorreram mais de 500 chamadas aos bombeiros.
Dos 25, a Defesa Civil só conseguiu confirmar 20 ocorrências. Confira:
São Vicente do Sul
Santana da Boa Vista
Aceguá
São Gabriel
Santa Maria
Mata
São Miguel das Missões
Canela
Gramado
Pejuçara
Guaíba
Porto Alegre
Viamão
Gravataí
Eldorado do Sul
Alvorada
Cachoeirinha
Candiota
Canoas
Vitória das Missões