fbpx
Home / Política Nacional / As opções para ser número dois de Lewandowski no Ministério da Justiça

As opções para ser número dois de Lewandowski no Ministério da Justiça

Ricardo Lewandowski ainda não decidiu quem será seu secretário-executivo no Ministério da Justiça. O ex-ministro do STF já acertou com Lula que deseja escolher alguém de sua confiança para ser seu braço-direito na pasta, e que, embora tenha uma boa avaliação de Ricardo Cappelli, ele não ficará no posto.

O candidato mais forte é o advogado Manoel Carlos de Almeida Neto, diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional e ex-secretário-geral do Supremo quando o tribunal era presidido por Lewandowski. No ano passado, Lewandowski defendeu o nome de Manoel Carlos na disputa pela cadeira do STF para que Cristiano Zanin acabou indicado.

Entretanto, o futuro ministro ainda não decidiu se Manoel Carlos chefiará a Secretaria-Executiva ou a Secretaria Nacional de Justiça, hoje comandada pelo advogado Augusto Arruda Botelho. Lewandowski recebeu a sugestão de manter Botelho na pasta, mas, na visão do ministro, os dois não têm uma relação próxima que justificasse a escolha.

Setores do PT, por sua vez, trabalham para que Lewandowski nomeie Jean Uema, assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais e analista do STF. Uema é servidor de carreira do Supremo, mas tampouco tem relação próxima com Lewandowski.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *