Após o Senado aprovar a indicação de Flávio Dino ao STF na quarta-feira (13/12), lideranças do PT decidiram intensificar a ofensiva para que Lula escolha um quadro do partido para o Ministério da Justiça.
O nome que reúne maior apoio dentro da legenda hoje é o do advogado petista Marco Aurélio de Carvalho, amigo pessoal de Lula e coordenador do Prerrogativas, grupo de advogados antilavajatistas.
Ao longo da quinta-feira (14/12), deputados estaduais e vereadores do PT de São Paulo começaram a articular listas com assinaturas em apoio à indicação de Marco Aurélio para o Ministério da Justiça.
O advogado também recebeu manifestações de apoio de integrantes da velha guarda do partido. Entre eles, do ex-ministro José Dirceu e do ex-deputado federal José Genoíno.
Advogado diz que apoia Lewandowski
Por ora, no entanto, Marco Aurélio tem tentado afastado as especulações. Em grupos de WhatsApp, o jurista tem demonstrado preferência por continuar na advocacia, onde atua há mais de duas décadas.
O advogado já manifestou apoio à nomeação do ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski, considerado, atualmente, o favorito para ser escolhido por Lula para a Justiça.
Outro nome cotado para suceder Dino, além de Marco Aurélio e Lewandowski, é o do secretário especial de Assuntos Jurídicos da Presidência, Wellington César Lima e Silva.