fbpx
Home / Política Nacional / Não se vacinar aumenta chance de Covid longa, diz estudo brasileiro

Não se vacinar aumenta chance de Covid longa, diz estudo brasileiro

As pessoas que não tomaram todas as vacinas disponíveis contra a Covid-19 tiveram mais chances de ter Covid longa. A conclusão é de pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A análise aponta que as chances de ter Covid longa aumentam 23% quando os indivíduos não tomaram todas as doses do imunizante disponíveis para o seu grupo etário. Entre os que tomaram uma ou duas doses, a probabilidade de desenvolvimento de quadros persistentes foi 8% maior.

Além disso, o levantamento mostrou que três de cada quatro pacientes tiveram sintomas por mais de três meses, o que caracteriza um quadro de Covid longa. Os sintomas mais comuns foram fadiga, confusão mental, baixa capacidade respiratória e problemas cardíacos de médio ou longo prazo após a infecção viral.

Como foi feita a pesquisa?

A pesquisa foi realizada com 1.001 adultos da Região Sul, eles preencheram um formulário on-line em junho de 2022. Só foram considerados dados de voluntários que tinham testado positivo para a Covid quando preencheram os questionários. Cerca de 77% dos respondentes relataram sintomas de Covid longa.

A pesquisa também indicou outros fatores de risco para desenvolver o quadro de Covid persistente. Ter doenças crônicas, por exemplo, aumentou o risco de Covid longa em 13% e de ser hospitalizado em 24%.


0

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *