O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende aproveitar a presença do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na comitiva para o Oriente Médio para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê mandato para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
A iniciativa estabelece prazo fixo para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), assim como muda a prerrogativa de indicação, concedendo poder também à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.
No passado, o presidente da Suprema Corte, Luís Roberto Barroso, chegou a defender mandatos para os magistrados.
Leia Mais
Pacheco vai pautar indicações à PGR e ao STF neste ano no Senado
Lula propõe canal direto de diálogo com STF
Conversa com Pacheco foi decisiva para que Lula decidisse indicar Dino para o STF, dizem fontes
A avaliação no STF, no entanto, é de que não é o melhor momento para se discutir a questão, ainda mais depois da aprovação de PEC que limita os poderes dos magistrados.
Segundo o relato de assessores do governo, Lula quer discutir com Pacheco os benefícios e fragilidades da proposta. Lula e Pacheco conversaram no final de semana, mas, segundo relatos, não trataram sobre o tema.
O Palácio do Planalto é contra a mudança da prerrogativa de indicação, mas não é contra a criação de mandatos.
A avaliação é de que um mandato de 12 anos seria um tempo razoável. Isso desde que a mudança seja estabelecida para as indicações feitas após a aprovação da medida.
VÍDEO – STF e PGR: sabatinas de indicados devem ser ainda em 2023
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula deve buscar Pacheco para discutir PEC que prevê mandato para ministros do STF no site CNN Brasil.