São Paulo – O Corpo de Bombeiros registrou 131 chamados para quedas de árvores entre quarta-feira (15/11) e a madrugada desta quinta (16/11), quando a cidade de São Paulo foi atingida por um temporal com rajadas de vento de 55 km/h. Em algumas regiões, houve registro de chuva de granizo e falta de energia elétrica.
A maior parte das ocorrências de queda de árvore, 117, foi registrada após as 18h (veja abaixo). Foram ainda 11 chamados para enchentes e alagamentos e oito chamados para desabamentos. Segundo o Corpo de Bombeiros, não há vítimas.
De acordo com a Enel, foi restabelecido, até a manhã desta quinta-feira (16/11), o fornecimento de energia para 70% dos clientes impactados pelas fortes chuvas e rajadas de vento de até 55 km/h que atingiram parte da área de concessão da distribuidora.
Segundo a concessionária, responsável pela distribuição de energia elétrica na Grande São Paulo, as regiões norte e oeste são as mais afetadas. “A distribuidora segue com reforço das equipes em campo para normalizar o serviço para todos os clientes impactados”, disse, em nota,
O temporal veio após mais um dia de calor intenso na capital paulista, com temperatura máxima média na casa dos 36 °C, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), da Prefeitura de São Paulo. Em Parelheiros, no extremo sul da capital, a sensação térmica foi de 40,6°C
No último dia 3, oito pessoas morreram após as fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo. Moradores da capital e de diferentes bairros ficaram sem luz por quase uma semana.
Temporal
Segundo o CGE, a entrada de uma brisa marítima intensificou as chuvas. “A tendência é de deslocamento de noroeste para sudeste. Há potencial para rajadas de vento, trovoadas e formação de alagamentos”, informou, em nota.
Nessa quarta, a Defesa Civil alertou para o risco de tempestades e rajadas de vento de até 100 km/h, entre sexta-feira (17/11) e domingo (19/11), no estado de São Paulo.