Os investimentos anunciados pela montadora japonesa Nissan para a fábrica de Resende, no Rio, serão basicamente usados na modernização para produzir, além de um Kicks totalmente renovado, outro SUV e um motor turbo.
Hoje, o modelo compacto é exportado para 70 países e usa motor aspirado 1.6 – e a tendência, de todos os concorrentes, exceto a também japonesa Toyota, é usar motorização turbinada ou mesmo híbrida.
Mais detalhes (provavelmente será um 1.0, quem sabe em parceria com a Renault) não foram revelados. Os dirigentes da empresa dizem que não se trata de ‘esconder’ o jogo, mas é que ainda não há realmente definição – nem mesmo sobre a possível adoção de modelos híbridos, sejam plug-in ou não.
O anúncio dos investimentos foi feito pelo próprio Makoto Uchida, presidente global e CEO da Nissan. Ele também comentou que isso vai implicar na implementação do terceiro turno e na contratação de novos funcionários nos próximos anos.
Com isso, ele espera que a marca chegue a ter 7% no mercado brasileiro (hoje, a participação é de 3,4%.Atualmente, o complexo de Resende opera em dois turnos e tem cerca de 2,4 mil funcionários – todos presentes, aliás, na solenidade .
O complexo foi inaugurado em abril de 2014 e passará por sua primeira grande evolução, na tentativa de consolidar sua vocação como um hub de exportação