A principal premiação de moda dos Estados Unidos, o CFDA Awards 2023, reconheceu os destaques da indústria em uma noite de glamour nessa segunda-feira (6/11). O evento, realizado no Museu de História Natural de Nova York, teve Catherine Holstein, da Khaite, e Willy Chavarria como os principais vencedores. Os prêmios de Ícone Fashion e Designer Emergente do Ano estão entre os outros reconhecimentos.
A modelo Winnie Harlow esteve presente no CFDA Awards 2023, uma das noites mais importantes da moda norte-americana
O evento, promovido pelo Conselho de Estilistas Norte-Americanos, foi comandado pela atriz Anne Hathaway, que chamou atenção desde o tapete vermelho, com saia e corset jeans estampados da Ralph Lauren. Outras estrelas que marcaram presença na noite foram Kim Kardashian, Vanessa Hudgens, Demi Moore e Winnie Harlow.
Também teve brasileira prestigiando a premiação: a influencer Livia Nunes Marques, de 23 anos, vestiu um modelito da grife Cult Gaia e posou ao lado da rapper Saweetie. A dupla foi escolhida pela estilista Jasmin Hekmat para representar a marca no evento. Veja esses e outros looks que se destacaram:
Anne Hathaway comandou a premiação no Museu de História Natural de Nova York
Kim Kardashian vestiu Chrome Hearts
Vanessa Hudgens com vestido by Vera Wang
Demi Moore usou vestido cintilante da Carolina Herrera
Winnie Harlow vestiu Marc Jacobs
Saweetie, Jasmin Hekmat e Livia Nunes Marques
Tom Ford marcou presença na premiação
O visual do tiktoker Wisdom Kaye, da grife Thom Browne, foi um dos destaques
A atriz e empresária Gwyneth Paltrow recebeu prêmio de inovação
Os vencedores
Considerado o principal reconhecimento da premiação, a estatueta de Designer de Moda Feminina do Ano foi para Catherine Holstein, vencedora da mesma categoria na edição de 2022. A estilista é fundadora e diretora criativa da grife Khaite, e disputou com Joseph Altuzarra, Christopher John Rogers, Raul Lopez (da Luar) e Tory Burch.
Já o destaque da moda masculina foi o vice-presidente sênior da Calvin Klein, Willy Chavarria. Mike Amiri, Colm Dillane (da KidSuper), Teddy von Ranson e Thom Browne concorreram com o californiano.
Catherine Holstein venceu a principal categoria pelo segundo ano seguido
Khaite é a marca da estilista norte-americana
Willy Chavarria ganhou a estatueta pela moda masculina
Peças criadas por Willy Chavarria
A categoria de Designer de Acessórios do Ano teve a brasileira Ana Khouri entre os indicados. Ela vem se destacando no cenário mundial da moda, já tendo desenhado peças usadas no Met Gala por Irina Shayk, Emily Ratajkowski e Adut Akech Bior. Na categoria, as vencedoras foram as irmãs Ashley e Mary-Kate Olsen, que comandam a marca The Row desde 2006.
A ganhadora como Designer Emergente do Ano foi Rachel Scott, da marca Diotima, que concorreu contra Bach Mai, Connor McKnight, Carly Mark (da Puppets and Puppets) e a dupla Tanner Richie e Fletcher Kasell (da Tanner Fletcher). A vencedora lançou a Diotima em 2021, com a intenção de conectar a moda norte-americana com a cultura da Jamaica, país natal de Rachel.
A designer de joias Ana Khouri (ao centro) representou a moda brasileira na premiação
Designer emergente de 2023, Rachel Scott é um nome para ficar de olho
Look da marca Diotima, de Rachel Scott
Fashion Icon: Serena Williams
A ex-tenista norte-americana Serena Williams foi escolhida como ícone fashion de 2023 pelos votantes do CFDA. Dona de 23 títulos do Grand Slam, a aposentadoria do esporte abriu caminhos na moda para a atleta, de 42 anos. O prêmio já foi entregue a personalidades como Lenny Kravitz, Beyoncé, Zendaya e Rihanna.
No evento, a ex-esportista falou sobre como a temática foi incorporada à própria carreira: “Eu explorei a moda e o estilo como uma maneira de me diferenciar. De muitas formas, as quadras de tênis se tornaram minha passarela”, afirmou no discurso.
Serena Williams, ícone fashion de 2023
Williams no Met Gala 2023
Outro visual de destaque da ex-esportista
CFDA Fashion Awards 2023
Realizado em parceria com a Amazon Fashion, o CFDA Fashion Awards 2023 ocorreu, como é tradição, em Nova York, nos Estados Unidos. Com presença de brasileiros no tapete vermelho e entre os indicados, a cerimônia de gala do Conselho de Estilistas Norte-Amaricanos foi a concretização de um ano movimentado na indústria da moda.