O pescador Izaak Soares Gonçalves, de 41 anos, tem uma nova história para contar: ele encontrou um explosivo de guerra enterrado, durante uma pescaria no rio Guaporé, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá (MT). O momento inusitado aconteceu na última quinta-feira (26/10).
Confira:
Izaak pratica, há cerca de um ano, a pesca de ímãs, que consiste na procura de objetos magnéticos submersos com um ímã de neodímio, o mais forte do mundo. O pescador tirou fotos com o explosivo, publicou nas redes sociais e chamou colegas para ver a conquista. De acordo com Izaak, um parente viu o vídeo e o avisou do perigo da situação.
Depois disso, ele entrou em contato com um sargento que, depois de analisar a situação, pediu para que o pescador ficasse longe do explosivo até que as equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) chegassem ao local. As equipes do Bope averiguaram a bomba na manhã do dia seguinte, sexta-feira (27/10).
Segundo a Polícia Militar, os policiais neutralizaram o explosivo, que se tratava de uma granada morteiro, e o levaram para investigação. Os militares precisaram interditar a rua para desarmar a granada.