O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na manhã deste sábado (21/10), para fazer uma radiografia do quadril. O procedimento faz parte da revisão de rotina pós-operatória, em função do procedimento cirúrgico realizado pelo mandatário no fim de setembro.
Segundo informações do Planalto, Lula retornará ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, logo após os exames.
Em 29 de setembro, o chefe do Executivo federal, de 77 anos, passou por uma operação para colocar uma prótese no quadril, em função de um quadro de artrose, e aproveitou para retirar o excesso de pálpebra, procedimento chamado blefaroplastia.
Desde então, Lula tem despachado do Palácio da Alvorada, entre sessões diárias de fisioterapia. Nessa sexta-feira (20/10), o petista anunciou que voltará a trabalhar do Planalto a partir da próxima semana.
Nesta terceira semana de recuperação, Lula passou a receber ministros, conversar com líderes internacionais e governadores por telefone, e adotou um formato de reunião matinal diária por videoconferência para se inteirar dos assuntos de governo.
Procedimentos cirúrgicos
O procedimento cirúrgico ortopédico ao qual o presidente foi submetido é chamado artroplastia total do quadril, do lado direito, com anestesia geral. Na prática, a operação consiste na substituição da articulação lesionada por uma prótese.
Ao todo, Lula deve ficar quase dois meses sem viajar durante o período de convalescença. O próximo compromisso internacional do presidente ocorrerá no final de novembro, na 28ª Cúpula do Clima (COP) da ONU nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai. Ele passará pela Alemanha na volta da viagem.