fbpx
Home / Notícias / Governo demite servidores da Abin presos pela PF sob suspeita de interceptação ilegal de celulares

Governo demite servidores da Abin presos pela PF sob suspeita de interceptação ilegal de celulares

O governo federal demitiu, nesta sexta-feira (20), os dois servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que foram presos na operação da Polícia Federal que investiga o de uso de sistemas de GPS para rastrear celulares sem autorização judicial.

Rodrigo Colli e Eduardo Arthur Izycki tiveram as demissões confirmadas em edição extra do Diário Oficial da União. A confirmação da saída de ambos foi assinada pelo ministro da Casa-Civil, Rui Costa.

Em nota, o governo informou que a decisão foi tomada “após constatada a participação, na condição de sócios representantes da empresa ICCIBER/CERBERO, de pregão aberto pelo Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro (pregão nº 18/2018-UASG 160076).”

Vídeo — Deputados de comissão que fiscaliza Abin falam sobre operação da PF

O pregão tinha por objeto a aquisição de solução de exploração cibernética e “web intelligence” capaz de realizar coleta de dados e diversas fontes da internet.

Leia também

Moraes afasta número 3 da Abin por suposto esquema de espionagem

Ex-chefe da Abin diz que operação da PF só foi possível graças à “austeridade” no governo Bolsonaro

PF investiga se celular de Moraes foi monitorado pela Abin

Segundo o governo, os servidores incorreram nas seguintes infrações administrativas:

Violação de proibição contida expressamente em lei – atuação em gerência e administração de sociedade empresária – Art. 117, inciso X, da Lei 8112/90;
Improbidade Administrativa por violação de dever mediante conduta tipificada em lei como conflito de interesse – Conforme artigo 132, inc. IV da Lei nº 8.112/1990, c/c Arts. 4º e 5º, incisos III, IV e V, e 12, todos da Lei nº 12.813/2013, e artigo 11 da Lei 8.429/9;
Violação do regime de dedicação exclusiva a que se submetem todos os ocupantes do cargo de Oficial de Inteligência da ABIN – Lei nº 11.776, de 17 de setembro de 2008 (art. 2º, I, “a”, c/c art. 6º, § 1º).

A CNN busca contato com a defesa dos investigados.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo demite servidores da Abin presos pela PF sob suspeita de interceptação ilegal de celulares no site CNN Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *