fbpx
Home / Notícias / Jihad Islâmica também nega autoria de ataque contra hospital em Gaza

Jihad Islâmica também nega autoria de ataque contra hospital em Gaza

O grupo extremista Jihad Islâmica Palestina negou a autoria do bombardeio que atingiu o hospital Ahli Arab, na cidade de Gaza, nesta terça-feira (17/10). O Ministério da Saúde de Gaza, comandado pelo grupo islâmico Hamas, informou que há centenas de mortos no local.

Inicialmente, o Hamas informou que o ataque foi causado por Israel. No entanto, as Forças de Defesa israelense alegaram que a explosão teria sido provocada por um foguete lançado pela Jihad Islâmica.

Mas Daoud Shehab, um porta-voz da Jihad Islâmica, afirmou em entrevista ao jornal norte-americano New York Times que não houve ações do braço armado do grupo na região.

“Não houve nenhuma operação das Brigadas Al-Quds [braço armado] na área”, disse Shehab.


0

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, chamou a Jihad Islâmica de “terrorista” e reforçou que as forças israelenses não atacaram o hospital.

“Para que o mundo inteiro saiba: os terroristas bárbaros em Gaza são aqueles que atacaram o hospital em Gaza, não as FDI [Forças de Defesa de Israel]”, escreveu Netanyahu na rede social X (antigo Twitter).

A organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) e a Organização Mundial de Saúde, vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), condenaram o ataque ao hospital.

“Estávamos operando no hospital, houve uma forte explosão e o teto do centro cirúrgico caiu. Isso é um massacre”, afirmou Ghassan Abu Sittah, médico do MSF em Gaza.

Jihad Islâmica

A Jihad Islâmica é uma organização militante que desempenha importante papel no conflito entre Israel e Palestina. Fundada na década de 1980, ela é conhecida pela postura radical e pelas ligações estreitas com o Irã.

A organização tem como objetivo central a destruição de Israel e a criação de um Estado palestino islâmico. Os membros da Jihad defendem a resistência armada como meio legítimo de alcançar êxito nos seus propósitos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *