fbpx
Home / Notícias / Bernardo Prieto apresenta zoológico destinado a crianças carentes

Bernardo Prieto apresenta zoológico destinado a crianças carentes

Estar em harmonia com a natureza e os animais é, para muitos, um processo terapêutico. Para Bernardo Prieto não é diferente. Apaixonado por tudo que envolve os bichos desde a infância e ciente da transformação que podem desempenhar na vida das pessoas, o empresário irá abrir, em breve, o Zooranch Brasília, um zoológico sem fins lucrativos destinado à visitação de crianças carentes.

Localizado em uma fazenda no Engenho das Lajes, a cerca de 60 quilômetros do centro de Brasília, o jovem abriu as portas do espaço ainda em construção — para a Coluna Claudia Meireles. Ele mostrou alguns recintos prontos e falou dos sonhos ambiciosos para o local.

O Zooranch Brasília nasceu do amor de Bernardo Prieto pelos animais
Bernardo é apaixonado por cavalos

Bernardo trocou a correria da cidade grande pela paz da fazenda rodeada por um ecossistema diversificado e com uma bela vista das montanhas. A propriedade pertence a sua família há 40 anos. A tomada de decisão ocorreu quando ele percebeu que sua antiga residência, no Lago Sul, já não tinha espaço suficiente para abrigar todos os animais (mais de 60) que possui.

“Sempre sonhei em ter um zoológico por amor aos animais. As pessoas me perguntavam: ‘Vai abrir para visitação ou não?’. Mas, hoje em dia, cidades que têm zoológico são proibidas pelo Ibama de ter outro local para visitas com fins lucrativos. Então eu pensei: ‘Vou montar o meu, quando a liberação sair certinha, e atender crianças carentes, que não têm condições de ir a um zoo normal’”, expressa.

O espaço terá a maior raça de gatos
Cachorros

As obras nos ambientes começaram há dois meses e a previsão é que o rancho comece a funcionar em três semanas. Para ajudar a manter o alto padrão de cuidado e amor que os bichos necessitam e merecem, Bernardo conta com quatro funcionários auxiliando na parte técnica, além da assistência de veterinários e zootecnistas. Esse número deve aumentar futuramente.

Avestruzes, pavões, pônei, cachorros, mini cabras, gatos e cães já estão no Zooranch. Em breve quando os outros espaços ficarem prontos —, macacos, araras, porcos, vacas, cavalos e catatuas chegarão na fazenda. “Se Deus abençoar e sair mais autorizações, vamos ter muitas espécies”, profere.

Veja alguns animais:


0

À coluna, Prieto, que tem formação em medicina veterinária e paisagismo, explica que a ideia é receber as crianças nas sextas-feiras, a cada quinze dias. Inicialmente, os estudantes do Distrito Federal serão contemplados, mas o empresário está aberto a receber novos grupos futuramente.

Para realizar o grande sonho, ele conta com ajuda de parceiros. Atualmente, a Nestlé Purina e Cia da Terra ajudam a manter os bichos. O objetivo é encontrar profissionais da educação e gráficas que auxiliem na produção dos livros didáticos que serão distribuídos para os pequeninos.

“Tem empresas que vão patrocinar o transporte, o lanche, e estamos em busca de pedagogas para escrever livrinhos com a história dos animais. Então, as crianças vão chegar e aprender sobre as espécies que estudaram na escola. Vou unir minhas duas paixões e ajudar a fazer a diferença na vida de alguém”, afirma o jovem, revelando que o primeiro presente significante da vida foi um jabuti.

Equipe do Zooranch: Thamara Barbosa, Michele Souza, Bernardo Prieto, Marcella Borges e Jhony Castro
Entrada do Zooranch Brasília

Colocar as crianças em contato com os animais é, na visão do proprietário, uma forma de entender a dimensão do amor e da responsabilidade. “O que eles passam para você nada mais é do que amor verdadeiro. Eles nunca te trairão. Além disso, é entender o significado de cuidar, porque ter um bichinho é assumir responsabilidades (Eles adoecem, têm necessidades) e muitos pequeninos não sabem, pois não são preparados para isso”, avalia.

Construir recintos e manter o padrão de vida das espécies exigem altos investimentos. Para lidar com esse desafio, o empresário construirá um hotel pet para cães e gatos. “Com esse empreendimento quero manter toda o resto da estrutura, porque na parte de zoológico não teremos nada lucrativo”, profere Prieto.

O espaço exalta a natureza
Cachorro recebe carinho

Animais legalizados e documentados

Por ter espécies silvestres e exóticas como catatuas, araras e macacos , Bernardo Prieto reforça que todos os animais são legalizados e têm documentação de posse.

“Eles nasceram em criadouros regularizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Eles ainda não estão no local, porque os recintos estão sendo construídos. A previsão é que cheguem na próxima semana.”, pontua.

Bernardo Prieto

A meta dele é adquirir o documento de Fiel depositário da instituição. Com o registro, o indivíduo assume voluntariamente o dever de prestar manutenção e manejo do animal enquanto não houver a destinação nos termos da lei.

Confira mais fotos do local:

Pavão
Bernardo alimenta o avestruz
Pavões
Benjamin ganhando carinho
Recinto dos gatos
Benjamin
Recinto dos cavalos
Pônei
Bernardo uniu suas duas paixões para criar o zoológico: animais e crianças
O espaço conta com uma vista linda da natureza
Vários recintos estão sendo construídos
Espaço dos gatinhos
Recinto dos cães
Cães
Cachorro
Um lindo rio corre perto do Zooranch
Bernardo Prieto
Bernardo Prieto
Marcella Borges e Bernardo Prieto

 

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *