O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o ataque a tiros que matou três médicos ortopedistas e deixou um ferido em um quiosque da praia da Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (5).
Lula afirmou, em publicação feita nas redes sociais, que recebeu “com grande tristeza e indignação da notícia” do ataque.
Recebi com grande tristeza e indignação a notícia da execução de Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida na orla da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira. As vítimas estavam na cidade para um Congresso Internacional de…
— Lula (@LulaOficial) October 5, 2023
Um dos três mortos a tiros era irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e, portanto, cunhado do parlamentar Glauber Braga (PSOL-RJ).
Leia mais
Vídeo mostra momento em que médicos são atacados em quiosque na Barra da Tijuca
Dino determina que PF acompanhe investigação sobre morte de médicos no RJ
Quem são os médicos mortos em ataque a tiros em quiosque na Barra da Tijuca
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, também prestou suas homenagens às vítimas do ataque.
Começamos o dia com a triste notícia da execução do irmão da deputada @samiabomfim e de outros dois médicos essa madrugada, no Rio de Janeiro. Que a polícia investigue a autoria e causas do crime, para elucidar se ele também tem alguma relação política. Deixo aqui meu abraço…
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) October 5, 2023
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, se solidarizou com a família das vítimas e afirmou que conhece “a dor destes familiares”. Ela é irmã de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018.
Recebi com tristeza a notícia da execução de três pessoas na Barra da Tijuca, RJ, nesta madrugada. Um deles irmão da dep. Sâmia Bonfim. Infelizmente, conheço a dor destes familiares.
Minha solidariedade à Sâmia e às famílias de Perseu Ribeiro, Diego Ralf e Marcos de Andrade.
— Anielle Franco (@aniellefranco) October 5, 2023
Vídeo: Políticos lamentam assassinato de irmão de Sâmia
O vice-presidente Geraldo Alckmin, médico de formação, prestou sentimentos aos familiares e amigos das vítimas, que eram seus colegas de profissão, e cobrou que o rigor da lei seja aplicado aos criminosos.
Recebi com profundo pesar a notícia do assassinato de três médicos, colegas de profissão, no Rio de Janeiro, sendo um deles irmão da deputada @samiabomfim e cunhado do deputado @Glauber_Braga, parlamentares conhecidos pela coragem de suas posições. Esperamos que as autoridades…
— Geraldo Alckmin (@geraldoalckmin) October 5, 2023
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também expressou seu pesar com à deputada Sâmia Bomfim.
Expresso meu profundo pesar e solidariedade à deputada Sâmia Bomfim, e à sua família, em razão da perda do irmão, o médico Diego Ralf Bomfim, executado a tiros na madrugada desta quinta-feira, no Rio de Janeiro.
— Rodrigo Pacheco (@rodrigopacheco) October 5, 2023
Cláudio Castro (PL), governador do Rio de Janeiro, prestou solidariedade à família dos ortopedistas e afirmou ter determinado que a Polícia Civil “empregue todos os recursos para chegar à autoria do crime”.
Determinei ao secretário de @PCERJ que empregue todos os recursos necessários para chegar à autoria do crime bárbaro que tirou a vida de três médicos e feriu outro na Barra da Tijuca. Minha solidariedade aos familiares das vítimas.
— Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) October 5, 2023
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, se pronunciou no mesmo tom e determinou a entrada da Polícia Federal no caso, já que o ataque teve como vítima um familiar de dois parlamentares.
Em face da hipótese de relação com a atuação de dois parlamentares federais, determinei à Polícia Federal que acompanhe as investigações sobre a execução de médicos no Rio. Após essas providências iniciais imediatas, analisaremos juridicamente o caso. Minha solidariedade à…
— Flávio Dino (@FlavioDino) October 5, 2023
Entenda o caso
O grupo estava no Rio de Janeiro para participar do 6º Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo, evento internacional com apoio da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, entidade a que os médicos faziam parte. A informação foi confirmada à CNN pela própria associação.
A PMRJ informou que policiais do 31° BPM (Recreio dos Bandeirantes) foram chamados para atender a uma ocorrência de homicídio na Avenida Lúcio Costa, na praia do bairro. Chegando lá, encontraram as quatro vítimas baleadas.
Foram disparados pelo menos 20 tiros, segundo apurou o analista da CNN Leandro Resende.
“Informações preliminares apontam que todos estavam em um quiosque da região quando foram vítimas de disparos de arma de fogo efetuados do interior de um automóvel”, disse a corporação à CNN.
A motivação e a autoria do crime estão sendo apuradas pela Polícia Civil. A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) investiga o caso, já realizou uma perícia no local, está ouvindo testemunhas e analisa ainda imagens de câmeras de segurança.
Veja também: Câmera de segurança flagra momento em que irmão de deputada é morto no RJ
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula lamenta morte de médicos vítimas de ataque a tiros no RJ; veja repercussão no site CNN Brasil.