Uma ala do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vê com preocupação o debate sobre limitar o mandato de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e quer atuar para barrar o avanço da proposta.
O argumento é que uma discussão nestes moldes num momento de “ruído institucional” pode acirrar os ânimos e escalar a crise entre os Poderes.
Vídeo: Pacheco defende limite de mandato a ministros do STF
Um ministro, que falou com a CNN sob reserva, classificou o plano como “um debate oportunista para retaliar o Supremo”. Por isso, disse ele, é preciso atuar para “serenar os ânimos” em vez de dar respaldo à proposta.
Auxiliares do presidente Lula dizem que o governo ainda não tem posição fechada sobre o assunto e que o tema não foi debatido profundamente.
O plano causou incômodo na Corte. O ministro Gilmar Mendes, decano do STF, fez críticas à ideia em postagem nesta terça (3). Nos bastidores, outros magistrados têm externado desconforto com a proposta.
Leia mais
Lula defende cautela sobre mandato para ministros do STF, dizem fontes
Gilmar Mendes critica ideia de limite para mandatos de ministros do STF defendida por Pacheco
Pacheco quer texto preliminar para projeto sobre limite para mandato de ministros do STF
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ala do governo vê ideia de limitar mandatos no STF com preocupação e tenta barrar proposta no site CNN Brasil.