O Al-Ittihad, da Arábia Saudita, protagonizou um momento de tensão diplomática nesta segunda-feira (2/10). A equipe se recusou a entrar em campo para enfrentar o time do Sepahan, do Irã, por conta de um busto colocado dentro de campo em homenagem ao general Qassem Soleimani, morto em 2020.
A partida tinha início marcado para às 13h (horário de Brasília). No entanto, a equipe do Al-Ittihad, que conta com nomes como de Sadio Mané e Karim Benzema, sequer foi para o aquecimento. Em nota, a Associação Asiática de Futebol confirmou o cancelamento da partida, mas não entrou em detalhes sobre os motivos.
“A partida do Grupo C da AFC Champions Leagu 2023/24 entre Sepahan FC e Al Ittihad FC, que estava programada para acontecer esta noite no Estádio Naghsh-e-Jahan, em Isfahan, foi cancelada devido a circunstâncias imprevistas. A AFC reitera o seu compromisso em garantir a segurança dos jogadores, árbitros, espectadores e todas as partes interessadas envolvidas”, declarou a entidade.
A AFC também declarou que o assunto será encaminhado às comissões competentes.
Segundo a imprensa local, o Al-Ittihad chegou a dizer que entraria em campo caso a estátua fosse retirada. Os administradores do estádio, no entanto, não aceitaram a condição colocada pelo clube saudita.