fbpx
Home / Notícias / CPMI: Relatora pede acesso à agenda secreta do ex-chefe da Marinha

CPMI: Relatora pede acesso à agenda secreta do ex-chefe da Marinha

A relatora da CPMI do 8 de Janeiro no Congresso, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), pediu acesso à agenda sigilosa do almirante Almir Garnier Santos quando o militar era comandante da Marinha.

O pedido foi protocolado pela senadora nesta segunda-feira (25/9). Ela requer acesso às agendas de Garnier, tanto as públicas quanto as confidenciais e sigilosas, entre outubro de 2022 e janeiro de 2023.

“Considerando sua possível participação em conversas de teor golpista, não se pode admitir a utilização de importantes funções para corromper a ordem democrática brasileira. É dever desta comissão apurar a veracidade das graves afirmações relatadas a esta comissão”, justifica a senadora.

Além das agendas, a relatora pediu o acesso a dados do Coaf de Garnier, a transferência dos sigilos bancário e telemático e a convocação do militar para falar aos parlamentares na comissão.

Reunião com Bolsonaro

O ex-comandante da Marinha entrou na mira da CPMI após a imprensa divulgar, na semana passada, trecho da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.

Segundo o relato de Cid, o almirante teria participado de uma reunião com Bolsonaro em 2022, na qual teria sido apresentada uma minuta de um decreto para cancelar as eleições presidenciais.

Ainda de acordo com a delação premiada do ex-ajudante de ordens, Garnier teria concordado com apoiar o possível golpe e prometido fornecer tropas que sustentassem a ação.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *