fbpx
Home / Notícias / Governo autoriza entrada de militares norte-americanos no Brasil para treinamento com o Exército

Governo autoriza entrada de militares norte-americanos no Brasil para treinamento com o Exército

O governo brasileiro autorizou o ingresso e permanência temporária de forças militares dos Estados Unidos em território nacional para participar de exercício conjunto com o Exército. A autorização, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (19).

Os militares vão participar de um treinamento chamado CORE 23, entre os dias 24 de outubro e 20 de novembro. O exercício será realizado em Belém, no Pará, e nos municípios de Ferreira Gomes, Macapá e Oiapoque, no Amapá.

Leia mais:

Comando Militar do Sudeste apura “transgressão” de militares após sumiço de metralhadoras em Barueri

Apesar de crítica ao PT, Israel evitará atrito com governo Lula, dizem fontes

Diplomatas brasileiros veem papel-chave do Catar em mediação com Hamas, dizem fontes

A autorização trata da entrada de 294 militares norte-americanos, além de “armamentos, acessórios, munições, optrônicos, dispositivos ópticos, sensores e equipamentos de comando, controle de comunicação”.

Em maio, uma comitiva de militares dos Estados Unidos visitou o Comando Militar do Norte (CMN) para avaliar as condições estruturais e de suprimentos relacionados à saúde e alimentação.

De acordo com o Exército Brasileiro, durante a Operação CORE 23 as duas forças militares pretendem fazer intercâmbio de experiências sobre técnicas, táticas e procedimentos de defesa. O principal objetivo do exercício é promover a integração e estreitar a cooperação militar entre os países.

Desde janeiro, o Exército tem promovido operações combinadas com as forças militares de outros países. Uma delas foi realizada em parceria com a Força Armada Francesa. Na Argentina, uma outra atividade reuniu os exércitos dos dois países para ações envolvendo paraquedistas, aeromóveis e blindados.

Veja também: Polícia investiga furto de 21 metralhadoras do Exército

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo autoriza entrada de militares norte-americanos no Brasil para treinamento com o Exército no site CNN Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *