fbpx
Home / Notícias / Em reta final de “minirreforma”, Lula pode definir mudanças em ministérios nesta quarta (30)

Em reta final de “minirreforma”, Lula pode definir mudanças em ministérios nesta quarta (30)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve definir, nesta quarta-feira (30), as mudanças que fará no primeiro escalão.

Há quase dois meses, uma “minirreforma ministerial” é esperada para atender a demandas de parlamentares do partido Progressista (PP) e do Republicanos.

Publicamente, integrantes das duas legendas anunciaram nomes para ocupar postos de ministros. O impasse está nas pastas que serão oferecidas e na alocação dos substituídos.

VÍDEO – Lula confessa a Márcio França pressão por ministério

Fontes do governo federal sinalizaram que o ministério de Portos e Aeroportos, hoje com o PSB, pode ser ocupado pelo deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-SE).

Quanto ao PP, o deputado André Fufuca (PP-MA) é o nome indicado para chefiar uma pasta. Nos bastidores, integrantes da sigla têm deixado claro o interesse no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

No entanto, a pasta é tida como vitrine para Lula, por ser responsável por programas sociais, como o Bolsa Família. Além disso, tem à frente um aliado histórico, o senador Wellington Dias (PT-PI).

Uma alternativa ventilada por pessoas próximas ao presidente seria dividir o ministério em dois, levando o Bolsa Família para outra pasta. Mas isso não agrada ao PP, segundo fontes do partido ouvidas pela CNN.

Leia Mais:

Momento não é de uma reforma ministerial mais ampla, afirma Jaques Wagner à CNN

Quem é Daniela Teixeira, indicada de Lula ao STJ

Lula prestigia Wellington Dias e vai ao Piauí em meio a discussão sobre trocas em ministérios

No programa “Conversa com o Presidente”, transmitido pela internet nesta terça-feira (29), Lula sinalizou que, para resolver o imbróglio, pode criar um novo ministério. A pasta seria voltada para pequenas e médias empresas e cooperativas.

“Estou propondo a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, das Cooperativas e dos Empreendedores Individuais, para que tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade”, destacou.

A nova pasta pode ser chave na reforma ministerial. Também são esperadas mudanças na Caixa Econômica. A presidência, atualmente ocupada pela servidora de carreira Rita Serrano, iria para o PP.

O tema é de interesse do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), que nesta terça-feira (29) esteve em reuniões para tratar da minirreforma. A avaliação de pessoas próximas a ele é de que o anúncio das mudanças tem demorado muito.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Em reta final de “minirreforma”, Lula pode definir mudanças em ministérios nesta quarta (30) no site CNN Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *