fbpx
Home / Notícias / Jabuti indica livro criado por IA para categoria de melhor ilustração

Jabuti indica livro criado por IA para categoria de melhor ilustração

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou, nesta quinta-feira (9/11), a lista dos 10 semifinalistas de cada categoria da 65ª edição do Prêmio Jabuti. A categoria de melhor ilustração do ano, no entanto, chamou atenção por elencar um livro feito a partir de inteligência artificial.

A edição de Frankenstein, de Mary Shelley, lançado pela editora Clube de Literatura Clássica e ilustrado por Vicente Pessôa, elenca a lista ao lado de obras como Castelos de Areia (ÔZé Editora), Feira Feroz (VR Editora) e outros. Veja a lista completa aqui!

O livro foi lançado em 2022, e teve, inclusive, uma live com Zé Lima, gerente editorial do Clube de Literatura Clássica e com Vicente Pessôa, onde foi falado sobre o processo de criação da obra com IA.

A editora classifica o livro como “o primeiro clássico inteiramente ilustrado por inteligência artificial” em todo o mundo.

O Metrópoles tenta contato com a Câmara Brasileira do Livro e com o designer Vicente Pessôa para esclarecer a situação, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para atualização.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *