O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, disse à CNN, nesta quinta-feira (9), que o encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na quarta-feira (8) não foi agendado.
Eu não estava na entrada para saber quem estava chegando e não foi nenhum encontro agendado
Daniel Zonshine
Segundo o embaixador, foram convidados “parlamentares para uma apresentação de vídeos dos terroristas do Hamas do dia 7 [de outubro]”. “A ideia era mostrar para o público brasileiro, através dos representantes parlamentares, o que aconteceu no dia 7. Nós convidamos parlamentares e só”, falou Zonshine ao ser questionado sobre a presença de Bolsonaro.
Leia mais
Diretor-geral da PF diz que declaração de embaixador de Israel é descolada da realidade
Itamaraty deixa para Dino resposta a embaixador de Israel, dizem fontes
Bolsonaro diz que encontro com embaixador de Israel foi fortuito
Ele ainda disse considerar “uma loucura” que, diante dos vídeos horríveis apresentados aos parlamentares, “tudo que interessa ao mundo político do Brasil é quem sentou perto de mim”.
A assessoria do ex-presidente já havia informado à CNN que o encontro entre os dois havia sido “fortuito e ocasional”.
Saída de brasileiros de Gaza
O embaixador disse que Israel não está fazendo nada para impedir a saída de brasileiros da Faixa de Gaza e culpou o Hamas pela demora na saída de estrangeiros.
Segundo fontes da analista de política da CNN Jussara Soares, os brasileiros foram autorizados nesta quinta a deixar o território de conflito através da fronteira com o Egito e devem fazê-lo no próximo sábado (11).
“Quem domina a Faixa de Gaza é o Hamas”, disse o embaixador. “Nos primeiros dois dias dessa semana não houve nenhuma saída por conta do Hamas, que decidiu que as pessoas não iam sair.”
Zonshine disse que há “muitos elementos e muitas entidades” envolvidas na saída de estrangeiros de Gaza, e que a operação precisa ser coordenada entre todas elas.
VÍDEO – Agenda de embaixador de Israel com Bolsonaro repercute mal no governo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Encontro com Bolsonaro não foi agendado, diz à CNN embaixador de Israel no Brasil no site CNN Brasil.



