A Copa São Paulo de Futebol Júnior, carinhosamente chamada de Copinha, terá pela primeira vez uma edição feminina da competição. E já em sua estreia, das equipes de Brasília estarão na disputa do torneio.
As equipes que irão representar o Distrito Federal serão Real Brasília, que pela primeira vez na história terá uma equipe de base em uma competição nacional, e o Minas Brasília, equipe conhecida como “A casa da base” e que já participou de diversas competições nacionais e revelou grandes talentos do futebol feminino nacional, como a meia atacante Victória Albuquerque, que foi campeã com a equipe em 2018 do Brasileirão Feminino Série A2.
O lançamento do evento foi feito de forma oficial na noite desta quarta feira (8/11) na cidade de São Paulo, e contou com a presença de diversos dirigentes das equipes, além de grandes atletas que fizeram história no futebol nacional, como a atacante Cristiane, atacante com mais gols na história dos jogos olímpicos, Pretinha, Magali, Rosana e Roseli.
A competição terá 16 equipes de vários estados do país, e tem o início marcado para o próximo dia 4 de dezembro. A final está marcada para o mesmo mês, no dia 17. Serão quatro estádios que receberão a competição: Canindé, estádio da Portuguesa, Arena Ibrachina, da equipe do Ibrachina no bairro da Mooca, Nicolau Alayon, estádio centenário da equipe do Nacional e o Conde Rodolfo Crespi, conhecido como Rua Javari, que pertence a equipe da Juventus-SP.
A competição terá os mesmos moldes da masculina, permitindo atletas da geração 2003 até a 2006, e permitindo que até cinco atletas da geração 2007 e 2008 possam participar tbm. Confiram os grupos da competição.
Grupo A – Canindé:
Santos
Flamengo
Grêmio
Botafogo-PB
Grupo B – Nicolau Alayon:
Ferroviária
Internacional
Vitória
Minas Brasília -DF
Grupo C – Rua Javari:
São Paulo
Fluminense
América-MG
Real Brasília-DF
Grupo D:
Corinthians
Botafogo
Atlético-MG
Fortaleza