fbpx
Home / Notícias / Lula não pretende prestigiar posse do novo presidente da Caixa

Lula não pretende prestigiar posse do novo presidente da Caixa

O presidente Lula não pretende prestigiar a posse do novo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, marcada para a manhã desta quinta-feira (9/11), em Brasília.

À coluna, a assessoria de imprensa do presidente da República informou que não está prevista a ida dele ao evento, que acontecerá na sede da Caixa Cultural.

A postura é diferente da adotada por Lula durante a posse da antecessora de Vieira no cargo, Rita Serrano, demitida pelo petista após forte pressão do Centrão.

Em janeiro de 2023, início de seu terceiro governo, o presidente da República fez questão de comparecer à posse de Rita Serrano, também realizada em Brasília.

A presidente demitida da Caixa, por sinal, também não comparecerá à posse do sucessor. Após deixar o cargo, Rita tirou férias e viajou para fora do Brasil.

Relação com Lula

Aliados de Vieira minimizam a provável ausência de Lula na posse. Segundo eles, o comum é o ministro da Fazenda dar posse aos presidentes de bancos públicos vinculados à pasta.

O convite para a posse de Vieira, inclusive, mostra o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como o anfitrião da posse do novo presidente da Caixa.

Aliados garantem estar “tudo bem” na relação entre Vieira e Lula. Lembram, inclusive, que os dois já se reuniram ao menos duas vezes desde que a troca no banco público foi anunciada.

Indicado por Lira

Vieira foi nomeado para o cargo na sexta-feira (3/11). Ele chegou ao posto, como mostrou a coluna, por indicação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Funcionário de carreira da Caixa, Vieira já trabalhou em governos petistas. Ele foi secretário-executivo o Ministério da Integração Nacional em 2012, primeiro governo Dilma Rousseff.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *