fbpx
Home / Notícias / Diplomatas brasileiros adotam pessimismo antes de reunião na ONU

Diplomatas brasileiros adotam pessimismo antes de reunião na ONU

Diplomatas brasileiros em Nova Iorque, nos Estados Unidos, acreditam que o veto americano ao texto brasileiro, que será apresentado nesta segunda-feira (30/10), é inevitável. A avaliação é que a mais recente incursão de Israel na Faixa de Gaza e na Cisjordânia terá um impacto significativo na posição dos EUA como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Alguns diplomatas defendem a possibilidade de o Brasil sequer apresentar o texto na tarde de hoje, dada a expectativa de veto iminente. Outra recusa à resolução proposta pelo Itamaraty representaria mais uma derrota para a diplomacia brasileira.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, passou a manhã de hoje consultando Rússia e EUA para ajustar os últimos detalhes do texto. A nova resolução contará com a assinatura de todos os 10 integrantes eleitos e receberá o apoio da França.

O Brasil encerra sua presidência do grupo na terça-feira (31/10) e tem hoje a última oportunidade de deixar um legado na luta contra o conflito entre Israel e o Hamas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *