fbpx
Home / Notícias / Musculação pode ajudar a combater diabetes; entenda

Musculação pode ajudar a combater diabetes; entenda

A ciência têm cada vez mais evidências reunidas de que a musculação pode ser uma importante aliada no combate a diabetes. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2019 revelou que fazer exercícios de força e resistência melhora o processo de secreção de insulina no corpo.

A pesquisa publicada no Journal of Endocrinology detectou que a prática de exercícios estimula a produção natural do hormônio que é capaz de regular a circulação de sangue no corpo.

Por isso, a musculação ajuda no combate ao diabetes, pois a insulina é crucial para ajudar as células a absorverem e utilizarem o açúcar no sangue, mantendo-o em níveis saudáveis.

Como a musculação age?

A “conexão” dos exercícios de resitência física com a diabetes se dá com a liberação de miocinas, moléculas que desempenham papel crucial na comunicação entre músculos e órgãos. Essas miocinas parecem ter um impacto direto nas células beta pancreáticas, o que influencia na sua função e a secreção de insulina.

“A prática de atividades físicas de força não apenas fortalece os músculos, mas também pode fortalecer a saúde metabólica. Com a abordagem adequada, orientada por profissionais de saúde, a musculação pode aparecer como parte de um plano eficaz para controlar e prevenir o diabetes”, relata o endocrinologista William Hafemann Viana.


0

Leia mais no Sport Life, parceiro do Metrópoles.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *