fbpx
Home / Notícias / Após operação da Polícia Federal, deputado propõe projeto de lei para alterar regimento da Abin

Após operação da Polícia Federal, deputado propõe projeto de lei para alterar regimento da Abin

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) protocolou, nesta quarta-feira (25), um projeto de lei que altera o regimento da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A proposta é para obrigar que a Abin apresente, a cada três meses, um relatório ao órgão de controle externo da atividade de inteligência, com informações detalhadas sobre operações, ações, produtos de inteligência e bens e serviços utilizados.

Leia Mais

Comissão da Câmara pede informações a 4 órgãos sobre uso de software de espionagem usado pela Abin

Saiba quem é Léo Índio, alvo pela segunda vez da Operação Lesa Pátria

Debate da Segurança no Rio não deve ser politizado: não há facção de direita ou esquerda, diz Cappelli à CNN

Segundo Zarattini, os relatórios permitiriam um melhor controle das atividades de inteligência por parte da Comissão de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional, e poderiam “evitar a distorção política de programas da Abin”.

A proposta foi elaborada após operação da Polícia Federal deflagrada na última sexta-feira (20), que teve como alvos dois servidores da ABIN, suspeitos de usar um software de monitoramento para rastrear jornalistas, políticos e até ministros do Supremo Tribunal Federal, sem autorização judicial.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Após operação da Polícia Federal, deputado propõe projeto de lei para alterar regimento da Abin no site CNN Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *