fbpx
Home / Notícias / Governo Federal discute atuação de Forças Armadas no RJ

Governo Federal discute atuação de Forças Armadas no RJ

O Planalto vai discutir a situação do Rio de Janeiro com ministros e comandantes das Forças Armadas, nesta quarta-feira (25). O governo quer estipular algumas ações estratégicas com a inclusão de militares, mas sem declarar intervenção federal.

Por orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o assunto tem sido tratado como prioridade. Estarão na reunião os ministros Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), José Múcio Monteiro (Defesa) e Rui Costa (Casa Civil), além dos comandantes do Exército, da Marinha e Aeronáutica.

Ainda é incerto qual será o nível de participação de todas das Forças Armadas, principalmente do Exército. No Ministério da Defesa, a avaliação é de que a corporação já está muito envolvida em outras operações, como a seca no Amazonas e a ajuda aos desabrigados pelas enchentes no Sul do país.

Leia Mais

PF recebe lista de servidores com acesso ao programa espião da Abin

Defesa diz que Bolsonaro não se aproveitou do 7 de Setembro para campanha; julgamento no TSE volta na quinta (26)

Dino lança programa de segurança e questiona cobranças: “Como vou fazer intervenção federal toda hora?”

No caso das outras duas forças, as possibilidades são a Marinha reforçar a fiscalização no fluxo da Baia de Guanabara e a Força Aérea Brasileira (FAB) reforçar a presença em aeroportos.

A intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro ainda está fora da pauta porque, segundo integrantes do governo, Lula não pode repetir tentativas de soluções fracassadas, como a intervenção de 2018, autorizada no governo Michel Temer.

Na ocasião, o general Braga Netto, ex-ministro e candidato a vice do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi o interventor designado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo Federal discute atuação de Forças Armadas no RJ no site CNN Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *