fbpx
Home / Notícias / Vídeo: pela 1ª vez, Lula chama o grupo Hamas de terrorista

Vídeo: pela 1ª vez, Lula chama o grupo Hamas de terrorista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o grupo extremista Hamas, da Palestina, de “terrorista” pela primeira vez. O discurso ocorreu nesta sexta-feira (20/10).

Lula disse ter lembrado das 1,3 mil crianças mortas na Faixa de Gaza, pelo “ato de loucura” e “terrorismo” do Hamas, durante a guerra reiniciada entre o grupo e Israel em 7 de outubro. O mandatário lamentou as vidas perdidas e novamente falou sobre a necessidade de paz.

Veja o vídeo completo aqui.

Na semana passada, o Itamaraty havia publicado que o motivo pelo qual o governo brasileiro não chamava o grupo de terrorista era para seguir as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU).

“No tocante à qualificação de entidades como terroristas, o Brasil aplica as determinações feitas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, órgão encarregado de velar pela paz e pela segurança internacionais, nos termos do artigo 24 da Carta da ONU.”

Segundo a política brasileira, apenas o Conselho de Segurança da ONU tem autoridade e legitimidade para designar um grupo como organização terrorista. Por exemplo, Estado Islâmico, Al Qaeda e Boko Haram são considerados como tal.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *