O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por uma cirurgia no quadril, na próxima sexta-feira (29/9), para tratar um quadro de osteoartrite, caracterizado pelo desgaste da articulação do fêmur e da bacia. O procedimento será realizado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.
O mandatário passará por uma cirurgia chamada artroplastia total do quadril, do lado direito, com anestesia geral. Na prática, ela consiste na substituição da articulação lesionada por uma prótese.
O presidente tem artrose no quadril há muitos anos, e a condição é caracterizada pelo desgaste da articulação do fêmur e da bacia. Com a deterioração das cartilagens que revestem a região, o paciente sente dor e tem limitação de movimentos.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva arruma máscara durante encontro no Itamaraty
Lula está se preparando para cirurgia no quadril, na sexta-feira (29/9)
Hugo Barreto/Metrópoles
Lula e premie do vietnã (1)
Lula recebeu o primeiro-ministro do Vietnã no Palácio do Itamaraty
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto
lula premie vietna (4)
Lula discursou após a agenda bilateral
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto
lula premie vietna (1)
Esta é a primeira visita de um líder do país asiático ao Brasil em 15 anos
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto
Presidente Lula usando máscara em encontro no itamaraty
Lula deve ficar três semanas no Palácio da Alvorada se recuperando da cirurgia
Hugo Barreto/Metrópoles
0
Lula tem se queixado do incômodo causado pelo quadro. Nessa segunda-feira (25/9), o petista voltou a afirmar que está desde agosto do ano passado convivendo com as dores, mas tranquilizou sobre a gravidade do quadro e a recuperação.
“A cirurgia é apenas para cuidar da minha saúde. Eu quero voltar a jogar bola, voltar a correr, voltar a fazer esteira, voltar a fazer ginástica. Eu estou desde agosto do ano passado com dor. Dói para dormir, dói para levantar, dói para sentar, dói para ficar em pé”, desabafou.
Clique aqui para ver infografia sobre como funciona a cirurgia