O Brasil receberá pela primeira vez, neste fim de semana, uma prova do maior circuito de corridas de montanha do mundo, o UTMB World Series. As provas de 110, 55, 35 e 23 km de distância serão realizadas entre esta sexta-feira (22/9) e domingo (23/9), em Paraty (RJ). Cerca de 4.000 atletas estão inscritos.
O circuito é classificatório para aquela que é a “copa do mundo” do trail running, o Ultra Trail do Mont Blanc (UTMB), realizado anualmente em agosto e com largada na cidade francesa de Chamonix.
UTMB04
Corredores participam de treinamento para corrida de montanha em Paraty (RJ)
Divulgação
UTMB03
Corredores participam de treinamento para corrida de montanha em Paraty (RJ)
Divulgação
UTMB02
Corredores participam de treinamento para corrida de montanha em Paraty (RJ)
Divulgação
UTMB01
Entrada do Parque da Serra da Bocaina
Divulgação
0
A principal prova do UTMB, com mais de 170 km de distância, contorna o Mont Blanc e passa, além da França, por Suíça e Itália. A última edição teve como vencedores os norte-americanos Jim Walmsley, no masculino, e Courtney Dauwalter, no feminino.
Na versão brasileira, a corrida terá como cenário a cidade histórica de Paraty e a Serra da Bocaina, até Cunha (SP). Os participantes deverão passar por trilhas históricas, que serviram como caminho para o escoamento do ouro de Minas Gerais, durante o período do Brasil Colônia, além de trechos preservados de Mata Atlântica.
No maior trajeto, os atletas deverão largar às 22h desta sexta e terão até as 6h de domingo para concluir os 110 km, com quase 5.000 metros de ganho de elevação ao longo do percurso (soma das subidas).
A onda de calor histórica que deve atingir o Sudeste deverá tornar a disputa ainda mais desafiadora.
Grandes nomes do trail running nacional deverão participar do fim de semana de corridas em Paraty. Entre as estrelas está a ultramaratonista Fernanda Maciel, que chegou nessa quinta-feira (21/9), à cidade. “É só desfrutar. A gente tem praia, tem montanha, tem floresta, é super-rico, o trajeto. Por conta do calor, é focar na hidratação, nas cápsulas de sais, que vão ajudar a completar a prova”, disse, ao retirar seu kit de prova.